InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

O caso SC Braga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BHL FANS
Amador
Amador

Pontos : 49
Reputação : 2

MensagemAssunto: O caso SC Braga   Qua 18 Abr 2012, 14:41

Vamos lá a isto então. Resolvi criar um tópico só para este assunto e vou acrescentando pontos uma vez que há muito para dizer. Com isto pretende-se apenas dar a conhecer uma realidade, que porventura alguns de vós já conhece mas que se calhar não conseguem ver "por dentro" como eu e juntando as partes consegue-se perceber o resultado final. Com esta exposição o que se quer é que os Gilistas comecem também a alimentar o Gilismo e fazer disso uma causa e a virar Barcelos para o Gil, um clube que me merece todo o respeito e simpatia, não por ser um clube simpático, mas sim por ser um clube digno que apesar das adversidades conseguiu dar a volta por cima e ainda, como penso, e de certeza vocês também, que Barcelos tem um potencial enorme para fazer do Gil um clube de referência. Barcelos fica a ganhar porque as pessoas começam a ter mais orgulho no que é seu e mais vontade de defender a sua terra que passa depois para todos os campos da sociedade, inclusive económicos. A própria região fica a ganhar com isso. Como sabem não morro de amores pelos nossos vizinhos da trás das Taipas, mas não deixo de considerar que clubes fortes no Minho só potenciam a região e todos saímos a ganhar. Posto isto vamos ao que interessa. Como disse vou fazê-lo por pontos, podem argumentar, opinar, o que quiserem e se acharem que não interessa é só dizer que eu largo o assunto. Se há coisa que eu si fazer, é respeitar a casa dos outros principalmente onde sempre fui bem tratado.

Aspecto 1
Cidade de Braga logo feudo benfiquista -
Frases que eram conhecidas " quando o benfica joga em braga é como se jogasse em casa" - verdade até há uns anos. “Se és de Braga então és benfiquista” - inverdade , mito que a CS alimentou. Vamos por partes. Como sabem Braga é uma cidade relativamente grande onde imperam sobretudo os serviços, pelo que muita gente que reside em Braga não é natural da cidade, alguns nem sequer da região. a juntar a isto uma politica de excesso de construção a preços acessíveis atraiu muita gente à cidade. Acresce ainda a UM sem dúvida um enorme pólo de atracção. Há uns anos atrás o benfica enchia qualquer estádio no norte, à excepção das antas. Fosse qual fosse o estádio os adeptos benfiquistas acabavam por enchê-lo. Então porque é que só falavam em Braga. Fácil, porque Braga tinha e tem um estádio de quase 40 000 mil lugares (o velhinho 1º de Maio), por isso a visibilidade era enorme. Enquanto nos outros estádios (guimarães incluído) os benfiquistas seriam por exemplo no máximo 12000, em Braga mesmo com 10000 adeptos do Braga o benfica metia 20000 ou mais. Porquê? Porque os nossos clubes eram pequenos, dependiam dessas verbas e quando o benfica jogava em Braga era sempre dia do clube, tudo pagava e quantos mais melhor. Se mais lugares houvessem mais bilhetes se vendiam. Essa receita salvava uma época e para as direcções não interessava se a equipa adversária tinha ou não mais apoio nas bancadas, o que interessava era a receita. Portanto era o sítio ideal para ver o benfica, bons acessos e muitos bilhetes disponíveis, toda a famelga podia ir. e era ver faixas na bancada de vila verde, Barcelos, chaves, porto, Póvoa, guimares, montalegre eu sei lá de todo o norte. Quanto ao segundo ponto, pura mentira, uma das coisas que sempre salvou o braga de outros problemas foi ter uma massa associativa fiel, éramos poucos mas ferrenhos, talvez uns 7000 verdadeiros braguistas sendo certo que haviam outros que eram sócios viam os jogos mas no dia do Braga - benfica trocavam de cor. Claro que os havia e ainda há ( cada vez menos mas há ). Agora se me dizem que uma cidade como Braga tinha apenas 7000 adeptos verdadeiramente braguistas. Tenho que concordar era pouco muito pouco.
Por isto toda a vida enquanto apaixonadaos pelo Braga ouvíamos sempre dizer “bem se és de Braga então és benfiquista” nada nos podia por mais tolos. Por este motivo não duvidem, se há clube que os verdadeiros braguistas odeiam é o Benfica ( engraçado não é? ), logo a seguir aos vizinhos espanhóis.
Esta era a realidade do Braga até há uns anos atrás.

Ver perfil do usuário
BHL FANS
Amador
Amador

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Qua 18 Abr 2012, 16:48

Aspecto nº 2
SB/AB/Guerreiros do Minho
Corria uma das ultimas temporadas do Cajuda no Braga, e a equipa fazia um campeonato espectacular, quase se intrometendo na luta pelo título. Alguns adeptos do Braga começaram a perceber que o clube precisava de algo mais, não podia continuar naquele marasmo. è criado o site superbraga.com, que passa a ser ponto de encontro da comunidade virtual que tinha como paixão o braga. De repente os braguistas começam a perceber que afinal são mais do que aquilo que pensam, trocam-se ideias, definem-se objectivos, começam a organizar-se jantares, com convidados do clube, nomeadamente jogadores. O clube começa a ser aproximado aos adeptos e os adeptos começam a corresponder à chamada de outros. Começa a criar-se uma dinámica que como se veria mais tarde, não mais pararia. Uns poucos anos depois é criada a AB / associação Braguista, que consegue ainda dar mais visibilidade aos adeptos e começa a organizar alguns eventos que tinham como objectivo um só...promover o Braga. lançam-se dezenas e dezenas de ideias entre elas surge com força o termo Braguista, a partir daqui estavamos perfeitamente identificados..Bracarense mora em Braga ou nasce em Braga....Braguista ama um só clube ..o SCBRAGA.. a principio estranhou-se depois entranhou-se. O clube percebe que alguma coisa se está a passar e aproveita a embalagem. Com Salvador nos comandos surge a campanha Guerreiros do Minho, reparem nos pormenores, alia-se o clube a uma das identidades da cidade- o seu passado romano - dá-se-lhe um nome forte que gera potência e abre-se as portas do clube não só à cidade mas a toda a região com a introdução da palavra Minho. O sucesso foi imediato, a criançada ficou louca com os novos adereços que iam surgindo sempre com essa imagem associada. O clube começa a perceber que para mudar mentalidades tem que ir ter com aqueles que ainda as mudam...as crianças. Começam as visitas às escolas de todo o concelho, o que viria a revelar-se um sucesso, a cada visita mais 300 sócios e muitos deles ficam mesmo para sempre ( aliás como o vosso Gil também tem feito ).
Cada vez mais os miudos se identificam com o Braga, começam a ver-se dezenas deles a passear pela cidade orgulhosamente vestidos à Braga, muitos deles filhos de pais benfiquistas ou portistas. O clube estava a ganhar a aposta.
Com a mudança para o novo estadio as assistências quase duplicam e o ambiente no estadio começa a cativar tudo e todos. Pormenor importante....a equipa estava a ajudar e muito. O mais importante disto tudo foi sem dúvida ajuda dos adeptos no despertar do clube.
Ver perfil do usuário
Mário César
Classe Mundial
Classe Mundial

Pontos : 970
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Qui 19 Abr 2012, 01:33

El lah, grande, grande texto. É esperar que o Gil siga um caminho semelhante.

Alias, o Gil tem todas as condições para crescer. Só um nabo é que não vê isso. É necessário uma mudança de mentalidade, lá isso é. Já consegui cativar malta a tornar-se sócia do clube. Até virei para um amigo meu e disse: "Dou-te 1 ano, para seres totalmente do Gil". Cool
Ver perfil do usuário
BHL FANS
Amador
Amador

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Qui 19 Abr 2012, 12:47

Aspecto nº 3
Salvador/Braga Europeu
Sem duvida importantíssimo no afirmar do clube. Entra Salvador para dirigir o clube e dá-se uma revolução, é uma pessoa muito inteligente e perito em negociar. O Braga equilibra as contas e parte para outros voos, com equipas mais competitivas. Todo o futebol é reestruturado e é convidado para fazer isso Jesualdo Ferreira. Metódico e bastante sagaz Jesualdo constrói toda a estrutura do futebol que logo na época seguinte começa a dar os seus frutos. O Braga começa a dar cartas na Europa e a jogar contra colossos europeus. Quem diária que eu veria o meu Braga ao vivo em S. Siro ou Anfield Road, era um sonho tornado realidade. A cidade acorda de vez para o Braga e começa a perceber que tem tudo a ganhar com isso. Grandes jogos em Braga, grandes jogos por essa Europa fora, com toda a CS internacional (não a portuguesa como sempre) dá destaque ao Braga e o sentimento de bairrismo começa a tornar-se mais notório entre os braguistas e entre bracarenses que passam definitivamente para o lado do Braga.

Aspecto nº 4
O Braga quase campeão
Quem não se lembra da época em que o Braga lutou pelo título até à ultima jornada com o Benfica.
Num campeonato normal o Braga era campeão mas nesse ano o Benfica tinha uma equipa forte e jogava bem. O campeonato decide-se em pormenores e dá-se um acontecimento que acaba definitivamente com o mito da Braga benfiquista. Refiro-me claro está ao caso do túnel. Vandinho e Mossoró são castigados sendo que vandinho não pode jogar praticamente até ao final da época. Os bracarenses vêem a injustiça cometida e a forma como o Benfica lidou com a situação. Gera-se uma onda de revolta contra o Benfica e os bracarenses que tinham como segundo clube o Benfica, passam a detestá-lo e a virar-se apenas para o Braga. O Benfica passa a clube mal amado na cidade. Quando vence o campeonato Braga está em estado de sitio. Os braguistas festejam pela primeira vez na sua história um vice campeonato e entrada na Liga dos Campeões, e não permitem que os benfiquistas festejem o título em Braga. Dão-se vários actos de violência pela cidade contra benfiquistas. A casa do Benfica em Braga é invadida e a águia que a ornamentava é “afogada” na fonte da arcada. As imagens correm mundo. O Benfica passa a ser odiado cada vez mais. Nos jogos seguintes entre estas duas equipas o ambiente é extremamente hostil contra os benfiquistas. Salvador faz mais uma jogada e dispensa apenas 2500 bilhetes aos adeptos benfiquistas no jogo que nos dá acesso à final de Dublin. Do outro lado 25000 braguistas completamente histéricos levam Aimar a afirmar publicamente que este era o pior ambiente onde tinha jogado, ainda pior que o Dragão.
Definitivamente o Benfica acabava em braga e os bracarenses viram-se apenas para um.
Mais uma época e o Braga luta novamente pelo título de campeão. Braga mobiliza-se para apoiar a equipa no jogo contra o Porto. É feito um cordão humano desde o Hotel do Bom Jesus até ao estádio, a equipa é acompanhada pelos Motards de Braga, Clube de BTT, clube de 2v e por milhares de pessoas nas ruas. Não vencemos o jogo mas a equipa no final é saudada de forma entusiástica. E sabem quem organizou isto tudo……???? Os adeptos em mais uma iniciativa divulgada nas redes sociais e SB.

Ver perfil do usuário
Gilista
Administrador

Pontos : 1405
Reputação : 5

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Sex 20 Abr 2012, 03:36

Excelente texto, gostei muito, aliás percebo muito do que falas porque joguei no HC Braga, estudo na Universidade do Minho, e já lá vão 3 anos por Braga e a lidar com muito braguista. O sucesso do Braga muito se deve e para mim em primeiro lugar ao sucesso do clube pois foi isso que cativou essa onda de "braguismo". Há de facto muitos benfiquistas em Braga, como há noutra cidade qualquer... Apesar de ter muito amigo braguista, com quem já fui ver jogos do Braga inclusive, continuo e muito sinceramente a não ser grande fã do SC Braga, e o que digo aqui digo aos meus amigos braguistas, isto devido à arrogância de muitos adeptos (atualmente), tu deves saber bem do que falo. Vocês são sem dúvida a 4ª grande equipa de Portugal mas não vos considero (ainda) a 4ª equipa grande, se o Boavista e Belenenses não o foram com as conquistas que conseguiram, não irá com certeza ser agora o Braga que na prática tem 2 taças de Portugal e pouco mais. Contudo acredito que daqui a poucos anos tem tudo para ser um grande, e aproveitar um futuro tombo do Sporting que irá acontecer, para mim só vos basta um título, porque tem massa associativa, uma boa marca e cresceram financeiramente de uma forma sustentada e não à custa de endividamentos, ou seja, tem tudo para serem o 3º grande no futuro mas neste momento não o são. Sempre simpatizei mais com o Vitória, que para mim tem os melhores adeptos de Portugal (infelizmente e ultimamente tem me desiludido) mas ainda continuo com essa ideia, apoiam a equipa de uma forma única, e o Vitória pouco lhes deu em termos de conquistas ao contrário dos adeptos dão tudo que podem pela equipa, e para mim são os adeptos que começaram com o sentimento de amor bairrista pelo clube e a amar um clube que na prática conquistava 0 títulos, tal como aprecio o sentimento de ódio que tem por qualquer clube grande, e não apenas por um ou outro. Num ponto estamos de acordo, apesar de tudo é um gosto enorme que no futuro os clubes minhotos possam alcançar níveis cada vez melhores, de maneira a intrometerem-se em guerras maiores, o Braga já o conseguiu, espero que um dia o Gil Vicente faça o mesmo.
Não leves a mal pois deste-te ao trabalho de redigir um excelente texto e acho que mereces desde já a minha opinião sincera.
Ver perfil do usuário http://gilvicente.forumais.com
BHL FANS
Amador
Amador

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Sex 27 Abr 2012, 17:49

antes de tudo, não te preocupes que eu não levo a mal a tua sinceridade, cada um tem as suas convicções e estando eu numa casa que não é a minha só tenho que respeitar.
posso no entanto dizer-te que a tal paixão de que falas dos adeptos vitorinos, não é como a pintam, mas isso é outro assunto que se quiseres podemos falar dele um dia
quanto ao tópico em si, agradeço desde já a amabilidade em lê-lo.
com ele quis apenas mostrar o caminho que o Braga tomou e a importância dos adeptos no seu crescimento. como disse é obvio que os resultados ajudaram mas estou convencido que mesmo com resultados se não houvesse o primeiro passo dos adeptos se calhar hoje o Braga não tinha atingido esse patamar.
Com também disse nutro uma simpatia especial pelo Gil, e gostava de ver Barcelos ao lado do clube. Sei que as gentes de Barcelos quando querem defendem o que é seu e Barcelos tem muito para dar.
Se calhar alguns de voces, adeptos do Gil, podem de alguma forma ajudar ao crescimento de uma paixão mais forte pelo Gil. Por exemplo a criação deste forum, é já um começo.
Qualquer questão que queiram colocar estão à vontade, prometo que tentarei responder com a maior sinceridade possível sempre claro está com a inevitável dose de parcialidade que estou certo não conseguirei evitar, mas prometo tentar.

saudações despostivas

BHL BRAGA FANS
Ver perfil do usuário
Gilista
Administrador

Pontos : 1405
Reputação : 5

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Dom 29 Abr 2012, 23:37

BHL FANS escreveu:
antes de tudo, não te preocupes que eu não levo a mal a tua sinceridade, cada um tem as suas convicções e estando eu numa casa que não é a minha só tenho que respeitar.
posso no entanto dizer-te que a tal paixão de que falas dos adeptos vitorinos, não é como a pintam, mas isso é outro assunto que se quiseres podemos falar dele um dia
com ele quis apenas mostrar o caminho que o Braga tomou e a importância dos adeptos no seu crescimento. como disse é obvio que os resultados ajudaram mas estou convencido que mesmo com resultados se não houvesse o primeiro passo dos adeptos se calhar hoje o Braga não tinha atingido esse patamar.
Com também disse nutro uma simpatia especial pelo Gil, e gostava de ver Barcelos ao lado do clube. Sei que as gentes de Barcelos quando querem defendem o que é seu e Barcelos tem muito para dar.
Se calhar alguns de voces, adeptos do Gil, podem de alguma forma ajudar ao crescimento de uma paixão mais forte pelo Gil. Por exemplo a criação deste forum, é já um começo.
Qualquer questão que queiram colocar estão à vontade, prometo que tentarei responder com a maior sinceridade possível sempre claro está com a inevitável dose de parcialidade que estou certo não conseguirei evitar, mas prometo tentar.

saudações despostivas

BHL BRAGA FANS

Ganhem mazé ao Sporting e pf fiquem em 3º!!! Very Happy

Última edição por Gilista em Seg 30 Abr 2012, 00:24, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário http://gilvicente.forumais.com
BHL FANS
Amador
Amador

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Dom 29 Abr 2012, 23:57

Gilista escreveu:
BHL FANS escreveu:

saudações despostivas

BHL BRAGA FANS

o facil ficou dificil,mas não me passa pela cabeça perder o 3º lugar
é ganhar já ao beira-mar ...isso é que tem que ser

BHL FANS BRAGA

Ganham mazé ao Sporting e pf fiquem em 3º!!! Very Happy
Ver perfil do usuário
Mário César
Classe Mundial
Classe Mundial

Pontos : 970
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   Seg 30 Abr 2012, 01:16

Grandes, grandes textos que escreveste. Li tudo e estão muito bons. Nota-se perfeitamente que conheces bem o clube!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O caso SC Braga   

O caso SC Braga
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Braga-Grossglockner - A Crónica.
» Profissional no Programa Ana Maria Braga
» O caso do Ogre muito nabo salvo pelo espírito motero
» Viana / Braga terreno livre
» O Centro Porsche Braga compra o CPPorto

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Secção do adepto :: Clube, Merchandising, relação com o adepto, outras iniciativas-
Ir para: